Quem sou eu

VISITE TAMBEM:

imagedeclickaibauru imagemdeclickaibauru imagemdeclickaibauru

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

HISTORICO?

O SENAI foi criado no decreto-lei 4.048[2] de 22 de janeiro de 1942. No início a arrecadação do SENAI era de dois mil réis mensais por empregado das empresas filiadas à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Esse sistema foi alterado em 5 de fevereiro de 1944 quando a arrecadação passou a corresponder a 1% do valor total da folha de pagamento das indústrias (decreto-lei n° 6.246). Apenas em 3 de agosto de 1942, o SENAI Nacional começou a funcionar no Rio de Janeiro.[3] Atualmente está localizado em Brasília
Mas a Formação Profissional no Brasil tem seu primeiro registro em 1874 quando o presidente da província de Pernambuco Henrique Pereira de Lucena obrigou os estabelecimentos fabris a se encarregarem do preparo do seu pessoal. Outro acontecimento histórico aconteceu em 1909, onde o presidente da república Nilo Peçanha, cria a rede de escolas de aprendizes de ofício, criando um terreno fertil para criação do SENAI.
Já em 4 de julho de 1934 foi criado o antigo Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (CFESP) por Armando de Salles Oliveira, na época interventor federal no estado de São Paulo e pelo engenheiro Roberto Mange, professor da Escola Politécnica de São Paulo. O Centro Ferroviário, como era conhecido, é considerado marco inicial na evolução de conceitos e métodos da formação profissional no SENAI.O SENAI de São Paulo começou a funcionar em 28 de agosto de 1942, sob a direção de Roberto Mange.
 Em 3 de novembro de 1943, é instalada em caráter provisório em um pavilhão da IV Feira Nacional da Indústria, a escola SENAI da Barra Funda, atual Escola SENAI "Horácio Augusto da Silveira". Em 22 de setembro de 1945, a escola SENAI da Barra Funda foi instalada em prédio próprio (o primeiro de toda a rede SENAI do Estado de São Paulo), localizado na rua Tagipuru.Dois líderes industriais da época foram determinantes na fundação do SENAI: Euvaldo Lodi e Roberto Simonsen, presidentes da CNI e da FIESP, respectivamente. Era o início da confirmação do compromisso da CNI junto as suas federações em assumir a responsabilidade pela organização e direção de um organismo próprio, que pudesse desenvolver um sistema de educação profissional no Brasil. A idéia foi acolhida pelo governo na gestão do presidente Getúlio Vargas.Existem 738 unidades operacionais e 320 kits didáticos de educação profissional (que funcionam como oficinas móveis) em 25 diferentes ocupações. O SENAI está presente em todo o território brasileiro, oito países e três organismos internacionais.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Leveza e poesia no interior do estado - Escola João Martins Coube
A Escola SENAI João Martins Coube16 na cidade de Bauru, interior do Estado, foi projetada em 1953 pelo jovem arquiteto RobertoTibau. Implantada num terreno de 10.407,50 m2 e localizada à rua Virgílio Malta esquina com a rua Manuel Bento Cruz, a área de construção do projeto original foi de 3.829,25m2. A escola implantada ao longo dos 116, 20 metros da rua Virgílio Malta teve sua fachada principal voltada para a face leste. O edifício marcado pela horizontalidade aproveitou a topografia do terreno resolvendo a distribuição dos espaços em três níveis, baseado no programa construtivo da nova filosofia do SENAI: depósito e sanitário da oficina no pavimento semi-enterrado; oficina, passarela coberta, administração e assistência social no pavimento térreo; salas de aulas e dos professores no pavimento superior.
FONTE:(darq@travelnet.com.br)
Artemis Rodrigues Fontana Ferraz
Departamento de Arquitetura e Urbanismo – EESC – USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário